O governador Silval Barbosa anunciou, hoje, a criação da superintendência de promoção da igualdade racial em Mato Grosso. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de entrega da carta do Fórum Intergovernamental de Política Racial (FIPIR), que contou a presença da Ministra de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros.
A ministra enfatizou a importância da criação da superintendência para garantir a implementação de políticas de igualdade racial. “Para nossa felicidade o governo criou esta importante superintendência que é uma das reivindicações da carta. Por isso considero o evento totalmente vitorioso. A parceria com os estados é fundamental porque é por meio deles que alcançamos os municípios”, afirmou.
Durante a cerimônia o governador Silval Barbosa afirmou que vai priorizar a capacitação de representantes das comunidades quilombolas para a Copa de 2014. Este é um dos pedidos contidos na carta. Entendemos que criar uma estrutura dentro do governo ajuda muito a implementação de políticas públicas”.
De acordo com a coordenadora regional do FIPIR, Jacy Proença, a principal reivindicação contida na carta é priorizar a educação. A superintendência de Igualdade Racial será ligada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).