PUBLICIDADE

Silval admite mudar veículo sobre trilho por ônibus rápido caso não consiga verba

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) tentará assegurar hoje, no Ministério das Cidades, em Brasília, aval para obtenção de recursos para implementação do sistema de transportes VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A opção de Mato Grosso pelo modal e não pelo BRT (Bus Rapid Transit) gerou pedido de explicações do ministério. Diante do quadro, ele admite revisão do assunto. “Não temos dificuldades. Estamos analisando essa questão e o governo federal está criando dificuldades para alterar a matriz de responsabilidade. Vamos definir amanhã (hoje)”, disse.

Destacou que a escolha pelo VLT faz parte de um quadro em que se prevê melhoria do sistema de transporte, com foco moderno e social. Questionado sobre a chance de não conseguir firmar via financeira para implementação do modal, assumiu posição de rever o projeto. O governador disse ainda que o Estado vem realizando esforço para garantir recursos no caixa, para investimentos relativos à Copa de 2014. “Se não for (VLT) teremos dinheiro em conta e vamos executar o BRT, mas vamos analisar essa situação”, alertou.

Assegurou ainda que as obras serão realizadas dentro do prazo previsto no cronograma. Fez questão de frisar que os trabalhos a cargo da Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa) têm sido ampliado para cumprimento dos projetos dentro do período exigido pela Fifa, como em relação à Arena Multiuso.

A instalação do VLT, como defende o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), conta com aval do governador. Silval também trabalha com outros canais para instalação do modal, como grupos empresariais da Argentina e da Coréia, que estão interessados em investir no sistema. Existe estudo sobre a possibilidade da inserção das empresas gerar baixa de custos das obras, estimadas em aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE