O governador Silval Barbosa (PMDB) aceitou realizar as mudanças propostas pelos deputados estaduais para a Agência Estadual Executora dos Projetos da Copa Fifa Brasil 2014 (Agecopa). Desta forma, o órgão deixará de ser uma gestão colegiada, onde todos tomavam decisões, e passará para regime “presidencialista”, no qual o presidente responderá por todas as ações da agência. A informação foi confirmada pelo deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), em entrevista ao Só Notícias, após a reunião entre o governador e todos os parlamentares.
Outra mudança, será o fim do mandado único de quatro anos para os sete diretores da agência. Desta forma, a cada dois anos, a diretoria terá que se submeter a uma arguição pública e também apresentar um balanço de todas as ações desenvolvidas pelo órgão de quatro em quatro meses ao Legislativo.
De acordo com ele, o governador acatou a proposta “tranquilamente”, pois entendeu que esta será a melhor opção para gerenciar os trabalhos dos realizados pelo órgão. Todos os nomes que integram a Agecopa estão mantidos sob a presidência de Yênes Magalhães, que também é diretor de Planejamento e Gestão. Além dele, fazem parte os diretores de Orçamento e Finanças, Jefferson Carlos de Castro; de Comunicação e Marketing, Roberto França; de Infraestrutura, Carlos Brito; de Assuntos Estratégicos, Yuri Bastos Jorge; e de Articulação Interinstitucional, Agripino Bonilha Filho.
Agora o projeto que viabiliza esta mudança de autoria dos deputados Emanuel Pinheiro (PR) e Walter Rabello (PP) deverá ser aprovado pelos demais pares na Assembleia Legislativa. A princípio, o projeto tinha a intenção de mudar a forma com a Agecopa foi criada, saindo de uma autarquia com gestão colegiada para secretaria. No entanto, esta ideia foi refeita e com a nova alteração o presidente da Agência teria maior poder de decisão.
Paralelamente, a mesa diretora da Assembleia criou uma comissão especial para analisar a constitucionalidade do projeto. Compõem esta comissão os deputados Jota Barreto (PR), Percival Muniz (PPS), Ailton Português (PP), Romoaldo Júnior e Luiz Marinho (PTB).
Ainda durante a reunião, de acordo com Romoaldo, ficou acertado que Silval Barbosa e todos os parlamentares realizarão uma reunião em todos os finais dos meses a partir de agora. A medida é uma forma de integrar ainda mais os Poderes Executivo e Legislativo. “A disposição do governador em atender os deputados foi enorme. Ele já passou pela Casa de Leis e sabe como funciona. Ele tem um bom relacionamento com todos”, disse Romoaldo.
(Atualizada às 15h33)