PUBLICIDADE

Silval aceita proposta de deputados e Agecopa passará por mudanças

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) aceitou realizar as mudanças propostas pelos deputados estaduais para a Agência Estadual Executora dos Projetos da Copa Fifa Brasil 2014 (Agecopa). Desta forma, o órgão deixará de ser uma gestão colegiada, onde todos tomavam decisões, e passará para regime “presidencialista”, no qual o presidente responderá por todas as ações da agência. A informação foi confirmada pelo deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), em entrevista ao Só Notícias, após a reunião entre o governador e todos os parlamentares.

Outra mudança, será o fim do mandado único de quatro anos para os sete diretores da agência. Desta forma, a cada dois anos, a diretoria terá que se submeter a uma arguição pública e também apresentar um balanço de todas as ações desenvolvidas pelo órgão de quatro em quatro meses ao Legislativo.

De acordo com ele, o governador acatou a proposta “tranquilamente”, pois entendeu que esta será a melhor opção para gerenciar os trabalhos dos realizados pelo órgão. Todos os nomes que integram a Agecopa estão mantidos sob a presidência de Yênes Magalhães, que também é diretor de Planejamento e Gestão. Além dele, fazem parte os diretores de Orçamento e Finanças, Jefferson Carlos de Castro; de Comunicação e Marketing, Roberto França; de Infraestrutura, Carlos Brito; de Assuntos Estratégicos, Yuri Bastos Jorge; e de Articulação Interinstitucional, Agripino Bonilha Filho.

Agora o projeto que viabiliza esta mudança de autoria dos deputados Emanuel Pinheiro (PR) e Walter Rabello (PP) deverá ser aprovado pelos demais pares na Assembleia Legislativa. A princípio, o projeto tinha a intenção de mudar a forma com a Agecopa foi criada, saindo de uma autarquia com gestão colegiada para secretaria. No entanto, esta ideia foi refeita e com a nova alteração o presidente da Agência teria maior poder de decisão.

Paralelamente, a mesa diretora da Assembleia criou uma comissão especial para analisar a constitucionalidade do projeto. Compõem esta comissão os deputados Jota Barreto (PR), Percival Muniz (PPS), Ailton Português (PP), Romoaldo Júnior e Luiz Marinho (PTB).

Ainda durante a reunião, de acordo com Romoaldo, ficou acertado que Silval Barbosa e todos os parlamentares realizarão uma reunião em todos os finais dos meses a partir de agora. A medida é uma forma de integrar ainda mais os Poderes Executivo e Legislativo. “A disposição do governador em atender os deputados foi enorme. Ele já passou pela Casa de Leis e sabe como funciona. Ele tem um bom relacionamento com todos”, disse Romoaldo.

(Atualizada às 15h33)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...
PUBLICIDADE