quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Serys consegue derrubar incentivo para o consumo de cachaça

PUBLICIDADE

A Comissão de Assuntos Econômicos apreciou hoje projeto de lei que pretendia reduzir o IPI da cachaça, ou seja, tornado a cachaça ainda mais barata. A justificativa para a proposição é que a isenção fiscal tornaria a cachaça mais competitiva no mercado internacional.

A Senadora Serys pediu vista do processo na reunião realizada na última semana e se manifestou contrária ao projeto, apresentando um voto em separado pela rejeição da matéria. Ao ler seu voto a Senadora destacou que o projeto está na contramão das medidas indicadas pelos organismos internacionais de saúde, como a OMS, que defendem a taxação de bebidas alcoólicas como forma de combater o consumo excessivo e financiar os gastos públicos com saúde, segurança, previdência e assistência social, aumentados em razão dos problemas médicos e sociais que decorrem do consumo de bebidas alcoólicas em nossa sociedade.

“As mulheres, notadamente, costumam ser as principais vítimas da violência associada ao consumo de álcool” segundo a Senadora. “Aprovar esta matéria seria um contrasenso, uma vez que estamos aprovando matérias que combatam a violência e a criminalidade, além de estarmos discutindo maneiras de controlar a propaganda de bebidas alcoólicas para reduzir o consumo, desta forma não podemos reduzir os encargos sobre a cachaça” concluiu.

Com apoio de 14 senadores o voto da senadora foi declarado vencedor e passou a constituir o parecer da comissão, rejeitando a matéria, somente 4 senadores manifestaram-se favoráveis. Assim a matéria será declarada rejeitada caso não seja apresentado recurso para votação em plenário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE