PUBLICIDADE

Serra vem a Mato Grosso firmar convênio para combater sonegação de ICMS

PUBLICIDADE

O governado de São Paulo, José Serra, estará nesta quarta-feira à tarde, em Cuiabá para assinar com o governo estadual convênio firmando protocolos de substituição tributária que buscam o aperfeiçoamento de arrecadação mútua de ICMS, por meio de um controle na origem das operações feitas a contribuintes mato-grossenses.

Com o novo convênio, produtos produzidos em São Paulo e que serão vendidos para Mato Grosso passam a ter a cobrança de ICMS feito no próprio Estado paulista e vice-versa, informa a assessoria da Secretaria de Fazenda. Com isso, os dois governos esperam diminuir as fraudes, combater a sonegação fiscal e aumentar as arrecadações dos Estados.

Mato Grosso do Sul saiu na frente e já firmou este convênio com São Paulo. Ele também permite a troca de experiências relativas a ações bem sucedidas na área fiscal, assim como intercâmbio de informações econômico-fiscais, gestão e controle de sistemas de gastos públicos, pesquisas e defesa sanitária animal e vegetal.

Inicialmente, o acordo prevê mecanismo de substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) para operações com produtos farmacêuticos, soros e vacinas de uso humano; rações para animais domésticos; bebidas quentes; produtos eletrodomésticos, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; sorvetes e preparados para fabricação de sorvete em máquina; cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador que especifica; material de construção que especifica; e materiais de limpeza que especifica.

Segundo o secretário-Adjunto de Receita Pública da Secretaria de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, há aproximadamente 10 anos o Estado de Mato Grosso persegue a celebração deste convênio com São Paulo. “Somente agora, depois de intensa articulação federativa e aproximação política dos dois Estados foi possível ultimar este controle”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE