Os candidatos a presidente da República José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) citaram a construção de obras de infra-estrutura em Mato Grosso, durante debate, neste domingo à noite, na Rede TV, promovido pela emissora e a Folha de São Paulo. Serra levantou o assunto ao perguntar a Dilma o que pretende fazer para melhorar a logística e citou que ” Mato Grosso manda soja até porto em Paranaguá (PR)” para ser escoado ao exterior e o custo de frete é muito alto. Serra menciou que, na China, o custo para produzir soja é menor que o custo de transporte de Mato Grosso a Paranaguá. “Isto compromete desenvolvimento futuro, apesar de toda propaganda feita”, atacou o tucano.
Dilma reagiu atacando Serra: “Em Mato Grosso, recuperamos estradas que estavam sucateadas desde governo Fernando Henrique”. Dilma afirmou que o “escoamento da soja tem que ser feito por hidrovias e ferrovias. “Por isto, que fizemos todo planejamento para fazer a ferrovia que sai de Uruaçu (Goiás) e passa por Lucas do Rio Verde (onde ser construindo um terminal de grãos) e terá ligação com portos”, afirmou Dilma. “Não podíamos fazer antes porque faltava a ferrovia Norte-Sul, que nós fizemos”, afirmou a petista. “Lá, também (Mato Grosso) também é preciso fazer hidrovia”, defendeu.
Serra, na tréplica, disse que “os investimentos em estradas (no governo Lula) foram menores que na década passada. São dados das contas públicas, já divulgadas”, devolveu o tucano.
Tanto Dilma quanto Serra, quando estiveram em Mato Grosso, receberam reivindicações de seus aliados, para serem feitas obras fundamentais em infra-estrutura no Estado nos três eixos – rodovias, ferrovias e hidrovias