Mesmo faltando mais de um ano para eleição da Mesa Diretora do biênio 2013/15, as conversações tomam corpo e já sinalizam consenso para o deputado Sérgio Ricardo (PR), atual primeiro-secretário e que presidiu o Poder Legislativo no biênio 2007/09. Segundo o atual presidente, deputado José Riva (PSD) ele não buscará outro mandato de presidente.
"O deputado Sérgio Ricardo é quem reúne as melhores condições para ser o futuro presidente do parlamento estadual por causa do seu trânsito com os demais parlamentares e por ter se demonstrado um ótimo gestor", sinalizou José Riva assegurando que a escolha da mesa diretora é uma eleição da qual todos os 24 deputados podem participar, mas que a tendência do Legislativo é pelo fortalecimento da instituição através da unidade das decisões.
O fato de Sérgio Ricardo estar sendo cotado como o mais provável presidente da Assembleia Legislativa no próximo biênio, retira o mesmo da disputa pela Prefeitura de Cuiabá pelo Partido da República.
Deputado estadual mais votado em 2010 na capital do Estado, Sérgio Ricardo é pressionado pelo partido para que mantenha seu nome como pré-candidato, já que a existência de pelo menos cinco candidatos de peso na disputa pelo Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, coloca o mesmo como um dos possíveis favoritos pela sua história como defensor de Cuiabá e pelos resultados obtidos em cada uma das eleições que disputou, seja como vereador, como deputado estadual ou até mesmo como prefeito.
Procurado pela reportagem o deputado Sérgio Ricardo se limitou a dizer que fica satisfeito por seu nome surgir entre os companheiros da Assembleia como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos e pelos resultados obtidos enquanto presidente ou primeiro-secretário, cargo que ocupa nos dois últimos biênios.