Logo após o fim do recesso, os senadores promoverão uma audiência pública, no dia 03 de agosto, para ouvir ministros do governo e representantes da Polícia Federal sobre o tráfico de drogas da Bolívia para o Brasil, pelo estado de Mato Grosso. A audiência será realizada na sala de reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a partir das 10h.
Foram convidados os ministros da Defesa e da Justiça, Nelson Jobim e Luiz Paulo Barreto; o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; o coordenador-geral de Polícia de Repressão e Entorpecentes, da Polícia Federal, delegado Oslaim Campos Santana; o delegado da PF, Júnior Aparecido Taglialinha; e o procurador-geral do Mato Grosso do Sul, Paulo Alberto de Oliveira. Também foi convidada a professora Jimena Costa, da Universidade Mayor de San Andrés, da Bolívia.
A audiência foi solicitada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), com apoio dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Para ela, 90% das drogas consumidas no Brasil vêm da Bolívia, entrando quase sempre por Mato Grosso. O requerimento inicial não previa a presença dos dois ministros, os quais foram convidados por outro requerimento, apresentado pela senadora Serys Slhessarenko (PT).