Os senadores Delcídio Amaral (PT) e Jaime Campos (DEM) assinaram em conjunto um projeto de lei alterando o decreto 2.784, de 1913, modificando os fusos horários de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, compatibilizando assim o horário destes estados a hora oficial do Brasil. Hoje, os dois Estados têm diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília. Se aprovada a iniciativa, Mato Grosso terá horário igual ao de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Este projeto de lei tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos, que desde aquela época propunha que o horário de Mato Grosso fosse compatível com a hora oficial do Brasil. “Isto vai facilitar transações comerciais, operação bancária, vai gerar mais conforto para a comunidade e vai otimizar o consumo de energia elétrica”, defendeu Jaime.
O projeto ganhou força com a recente aprovação da proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que conseguiu a redução em uma hora no horário do Acre, que anteriormente tinha duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília. “Esta deixou de ser uma questão meramente geográfica e ganhou dimensão política, porque ao compatibilizar o horário regional à hora oficial do país, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente são reinseridos na dinâmica nacional”, argumentou o parlamentar mato-grossense.
“Até mesmo o horário da televisão e os jogos de futebol pautam o comportamento das pessoas. Com esse projeto, nossa sociedade vai adotar um hábito brasileiro, com horários comuns nas demais regiões do país. Isto é saudável e também é uma forma de gerar mais identidade dos mato-grossenses com seus compatriotas, enfatizou o senador Jaime Campos.
O projeto de lei já começou a tramitar no Senado, e tanto Delcídio Amaral quanto Jaime Campos esperam vê-lo aprovado ainda este ano.