Cabe a dois senadores de Mato Grosso fazer a homenagem do Senado ao ex-senador e ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, falecido, no último dia, aos 80 anos. O senador Wellington Fagundes (PL) é o autor de um Projeto de Resolução para nomear o plenário número 2 da Ala Nilo Coelho como “Sala Marco Maciel” e o senador Jayme Campos (DEM) é o relator do projeto, que deve ser votado em plenário amanhã.
Marco Maciel morreu em 12 de junho, aos 80 anos. Ele foi senador por três mandatos, representando o estado de Pernambuco. A vice-Presidência da República foi exercida por ele nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1999, e de 1999 a 2003. Ele foi contemporâneo e conviveu com Jayme Campos no antigo PFL e no DEM.
Wellington Fagundes fez um histórico da carreira política de Marco Maciel, que militou nos movimentos estudantis até ascender na carreira após o golpe militar de 1964, quando passou a integrar o governo de Pernambuco e, posteriormente, elegeu-se deputado estadual, federal (presidiu a Câmara), vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso e, por fim, senador da República.
“Nos oito anos de FHC na presidência, Marco Maciel foi um vice discreto e influente, mantendo o perfil de negociador que demonstrou desde sempre na carreira política. Seu conhecimento do Congresso levaram o presidente a indicá-lo como articulador político, tendo desempenhado importante papel nas reformas implementadas pelo governo”, ressaltou Fagundes. (Com Agência Senado)