O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) informou que recebeu uma denúncia da jornalista Adriana Vandoni: ela e o também jornalista Fábio Pannunzio estariam sendo processados por um deputado estadual do PP de Mato Grosso devido a um suposto “delito de opinião”. O senador disse que a situação “é absurda”, pois o deputado estaria exigindo uma pena de 15 anos para Fábio e de sete anos para Adriana, além de uma indenização de R$ 2 milhões. “Presto minha solidariedade a Fábio Pannunzio e Adriana Vandoni”, declarou o Arthur Virgílio nesta sexta-feira, durante discurso em Plenário.
Também presente em plenário, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que os dois jornalistas “vêm sendo censurados há algum tempo”. Segundo ele, Fábio Pannunzio chegou a ser proibido de divulgar um “fato criminoso” ocorrido no Paraná, enquanto o blog de Adriana Vandoni “tem sido vítima de reiteradas censuras” em Mato Grosso, como em um caso que envolveria o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Marginais vêm sendo protegidos pela censura”, declarou Alvaro Dias.
Já Arthur Virgílio disse que “as pessoas que praticam a censura – e o jornal O Estado de S. Paulo está censurado há mais de 200 dias – talvez pensem que estamos em uma ficção de Ian Fleming, na qual 007 tinha licença para matar, com a diferença de que eles acham que têm licença para roubar”.