Audiência no Senado Federal, ontem, encaminhou a criação de uma frente parlamentar para fomentar o debate pela criação da rodovia Transbananal. O novo trecho servirá como ligação entre os estados de Mato Grosso e Tocantins. A ideia da efetivação de um grupo específico para tratar do tema, foi dada pelo também senador de Tocantins, Ataídes Oliveira, que participou do debate e recebeu respaldo do senador de Mato Grosso, José Medeiros (PSD).
A audiência contou com a presença de várias autoridades, como os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Baiano Filho, além dos senadores Wellington Fagundes e Vicentinho Alves, de Mato Grosso e Tocantins, respectivamente, e serviu para que representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informassem que há um estudo em curso para a emissão de licenças ambientais para o projeto da rodovia.
Para Medeiros, a classe política dos dois estados tem de acompanhar de perto o avanço da tramitação do projeto para, em seguida, buscar meios orçamentários para que o projeto seja executado. O senador ressalta que inúmeros serão os benefícios caso a Transbananal seja implantada. “Será uma rodovia linda, turística e que vai impulsionar o desenvolvimento em todos os sentidos. Para termos um exemplo prático, um morador de São Félix do Araguaia terá 400 quilômetros a menos de distância a percorrer para chegar a Brasília, do que tem atualmente. Se isto já é uma grande notícia para as viagens domésticas, será benefício ainda maior no escoamento dos nossos produtos, onde ajudaremos nossos estados a diminuírem seus custos e aumentarem seus lucros”.
O prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida, o Baú, disse que a região do Vale do Araguaia aguarda ansiosa pela Transbananal, que, segundo o gestor, já é uma luta de quase 20 anos. Baú disse que vê na frente parlamentar uma iniciativa importante para fazer o projeto andar. “A vontade política será fundamental e estou muito feliz de ver a iniciativa do senador Medeiros. Já cheguei a participar de reunião em Brasília para falar sobre esta rodovia, mas quem a tinha convocado eram senadores de Tocantins. Ver a bancada de Mato Grosso também engajada nisso nos dá uma confiança muito grande que este sonho por virar realidade”.
O engenheiro José Rubens Mazzaro, que é autor do projeto da Transbananal, explicou que a rodovia será um exemplo de uma construção que se agregará ao meio ambiente, sem agredir a paisagem nativa. Mazzaro detalhou que se trata 84 quilômetros de pista elevada passando em meio a ilha do bananal. Em seu trajeto, três pontes de concretos serão formadas desde São Félix até o Porto Piauí, já em Tocantins. “É uma rodovia plenamente ambiental, com passagens inferiores para animais, e um cenário que certamente atrairá muitos turistas, o que também ajudará no desenvolvimento regional”, confirmou, detalhando que o custo total de execução está estimado em R$ 1,2 bilhões.