PUBLICIDADE

Senadora cobra celeridade da ferrovia Sinop-Miritituba durante audiência pública

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A senadora Rosana Martinelli (PL) cobrou urgência para o projeto da Ferrogrão, que liga Sinop a Miritituba (PA), ontem, ao presidir uma audiência pública no Senado Federal para discutir concessões ferroviárias e a necessidade de ampliar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do Brasil. “O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e depende de um sistema de transporte eficaz para escoar a produção de grãos, carnes e outros produtos agrícolas para os mercados internos e externos. De forma similar, a indústria precisa de transporte rápido e confiável para garantir que seus produtos sejam competitivos”, disse a senadora.

A ferrovia foi um dos pontos centrais da audiência. O projeto, com 933 km de extensão, visa escoar a safra, madeira e outros produtos, além de receber insumos importantes para o setor produtivo. Presente na audiência, Elisângela Pereira Lopes, da Confederação da Agricultura e Pecuária, pontuou que a adoção do modal ferroviário pode reduzir os custos de transporte em cerca de 30%. Segundo ela, o novo estudo revisou a estimativa inicial de movimentação de 20 milhões de toneladas para até 50 milhões de toneladas ao final da concessão. “Temos que reconhecer a importância desses estudos e a urgência de tirar esse projeto do papel”, afirmou Elisângela.

Outro ponto discutido foi o papel estratégico da ferrovia para o aumento das exportações brasileiras via portos do Arco Norte, que cresceu de 5 milhões de toneladas em 2013 para 22,5 milhões em 2022. “O Brasil é uma potência no agronegócio e precisa de uma logística eficiente para garantir sua competitividade internacional”, disse o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Cézar Ribeiro.

A senadora comemorou o resultado da reunião. “A discussão agora envolve não só o Ministério dos Transportes, mas também o governo e o Ministério do Meio Ambiente. Vamos seguir trabalhando para prosperar esse projeto até 2025. O ministro Renan Filho (Transportes) está disposto a colaborar, mas é necessário o envolvimento das tradings do agronegócio para viabilizar a obra, devido à falta de recursos federais. Desejo ser uma voz do Nortão clamando por essa ferrovia”, declarou Rosana.

Entre os presentes na audiência, estavam ainda importantes nomes do setor de transportes e logística, como Davi Ferreira Gomes Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, Luiz Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE