O senador mato-grossense José Medeiros (PSD) foi indicado pelo Bloco Democracia Progressista para compor a CPI do BNDES no Senado. A comissão foi criada para investigar supostas irregularidades envolvendo as empresas JBS e a holding J&F em operações realizadas com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a BNDES Participações S.A. (BNDES-PAR), entre os anos de 2007 a 2016.
Medeiros e os colegas senadores também pretendem analisar as condições e os termos que resultaram nas delações e colaborações premiadas firmadas pelos irmãos Joesley e Wesley Batista com o Ministério Público, homologadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que preveen acordo de liniência de aproximadamente R$ 10 bilhões a serem devolvidos para os cofres públicos.
“O povo ficará sabendo que o governo petista em conluio com o banco fez o nosso dinheiro ir parar em países governados por comunistas. Foram bilhões de reais para alimentar tiranos e corruptos. Vamos fundo nessa investigação!”, disse, através da assessoria.