O senador mato-grossense José Medeiros (PSD) comemorou a saída da presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, que renunciou ao cargo, na última sexta-feira (26). “Vínhamos conversando com o presidente Michel Temer e vários líderes do governo, pois a permanência dela estava insustentável. Já vai tarde. Que vá atrapalhar em outro lugar”.
Na avaliação do parlamentar, a saída de Maria representa um cenário positivo para a resolução dos problemas logísticos de Mato Grosso. “Ela queria fazer dinheiro com o BNDES, que não tem esta finalidade. O banco é para atender a população. O que a gente precisa é de estrada para Mato Grosso. Eu acho que é positiva (a renúncia ao cargo)”.
Maria Silvia alegou razões pessoais para deixar a presidência. Ela estava no cargo desde maio do ano passado. Menos de cinco horas depois, o governo confirmou o nome do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro de Castro, também economista, para substituí-la. A posse deve ocorrer na semana que vem. O Planalto ainda não informou quem ocupará a presidência do IBGE.