Durante Audiência Pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado – CAS, com o ministro José Gomes Temporão, da Saúde, o senador Jaime Campos defendeu a aplicação de uma tabela diferenciada do SUS para Mato Grosso e toda Amazônia, devido às peculiaridades sociais e geográficas da região. “Muitas vezes as distâncias e as precariedades de muitos municípios dificultam a contratação e a manutenção de médicos e profissionais da saúde”, argumentou.
Jaime Campos informou ao ministro que as dificuldades naturais da profissão já favorecem que os técnicos prefiram trabalhar nos grandes centros, e que é “necessário um diferencial no pagamento dos médicos para que eles se sintam atraídos a trabalhar no interior do país”.
Em resposta, o ministro Temporão considerou absolutamente pertinente a preocupação do senador e se dispôs a mover um estudo que possa produzir uma elevação nas AIH’s para a região. O titular da pasta de Saúde ainda ouviu um apelo de Jaime Campos para a construção de um novo Hospital Universitário em Cuiabá, que possa fazer frente ao crescimento da área metropolitana. “Podemos elaborar um convênio com o Ministério da Educação para atender Cuiabá”, admitiu Gomes Temporão.