O senador Gilberto Goellner (DEM) discursou hoje na tribuna do Senado e afirmou que irá apresentar na próxima semana um projeto de lei para criar a Política Nacional de Bens e Serviços Ambientais. O parlamentar pretende estabelecer regulamentação de forma a assegurar remuneração justa para quem explorar de forma sustentável os recursos naturais.
“Para que possa ocorrer a devida retribuição pelos serviços ambientais, faz-se necessária a sua regulamentação efetiva, mediante estabelecimento de critérios de levantamento dos serviços prestados e dos respectivos bens produzidos. É necessária a avaliação e definição de formas de remuneração que sejam ambientalmente corretas, socialmente inclusivas e economicamente viáveis”, declarou em plenário.
De acordo com a Agência Senado, Goellner explicou que a estruturação dessa política passa pela oferta de incentivos para reabilitação da vegetação nativa degradada; produção de madeira como fonte alternativa de renda na pequena propriedade; geração de empregos na propriedade e no meio rural e pela conservação do meio ambiente. O parlamentar advertiu que a rápida degradação de alguns ecossistemas está ligada à falta de alternativas para a população rural prover seu próprio sustento.