Em pronunciamento, ontem, o senador mato-grossense Osvaldo Sobrinho (PTB) pediu atenção do governo para os estados do Norte e do Centro-Oeste no âmbito das universidades de integração sul-americana, argumentando que Mato Grosso merece "uma parte desse bolo". Ele criticou a concepção de fronteira do Ministério da Educação que, em sua avaliação, se limita aos "ricos estados do Sul". "Mato Grosso faz por merecer uma instituição de vanguarda de ensino e pesquisa no Mercosul".
Sobrinho saudou a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), situada em Foz do Iguaçu (Paraná), e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sedes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mas condenou a hierarquia de "vários Brasis" que ignora as fronteiras no Norte e no Centro-Oeste e prejudica a promoção da integração das nações sul-americanas.
"Lamentavelmente, nós, os primos pobres do Centro-Oeste e de toda a fronteira Oeste e Norte do Brasil, não temos o menor participação nesse empreendimento".