Após a divulgação de mais uma denúncia envolvendo ministro do governo Dilma Rousseff (PT), o senador Jayme Campos (DEM) ressaltou que é hora de dar um basta nestes escândalos de desvios de verbas federais. Para o senador democrata, a presidente precisa fazer uma verdadeira “faxina” em seu alto escalão para ficar somente as pessoas que podem contribuir realmente para a melhora da situação do país.
Jayme acredita que poucos sobrariam se esta medida for adotada por Dilma. Ele citou, além de Dilma, mais “mais meia dúzia”. A medida se torna necessária, pois, segundo ele, a população não aguenta mais ver tanta negociata e corrupção no país. Ele acredita que a autoridade do poder público está ruindo a cada nova denúncia envolvendo desvio de dinheiro público.
A declaração de Jayme foi motivada pela denúncia, publicada pela revista Veja, de que há um descontrole nos convênios do Ministério do Trabalho com ONGs. A revista noticiou que servidores do ministério cobrariam propina para fazer processos andarem no Ministério do Trabalho, sob o comando de Carlos Lupi (PDT). O ministro, por sinal, já afastou o assessor especial Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de Qualificação, acusado de ser o operador do suposto esquema. Por meio de nota, Lupi disse que “não compactua com nenhum tipo de desvio de recursos públicos” e mandou abrir sindicância para apurar as irregularidades.
Antônio Palocci (Casa Civil), Wagner Rossi (Agricultura), Alfredo Nascimento (Transportes), Pedro Novaes (Turismo) e Orlando Silva (Esportes) já deixaram os cargos no governo Dilma devido a denúncias de corrupção.