O senador José Medeiros (PSD) avaliou, em entrevista, ao Só Notícias, que sua candidatura a presidente do Senado representa renovação política. Segundo parlamentar, a composição terá a poio de um grupo isolado de senadores, porém, ele preferiu não apontar nomes. “Colocamos uma candidatura com apoio de um grupo de senadores porque havia apenas um candidato [senador Eunício Oliveira]. Nós sentimos que existe uma anseio social das ruas, que o Senado, seja radicalmente democrático. Para fazer esta democracia é preciso ter eleição. A democracia não se sustenta sem fazer o contraditório, contraponto ou sem deixar de fazer a livre escolha. É imprescindível que o Senado demonstre este exemplo de renovação política”, disse.
Medeiros está no terceiro ano como parlamentar. É considerado um dos senadores mais atuantes. Ele assumiu vaga de Pedro Taques (PSDB), que deixou o Senado após vencer as eleições e passou a comandar o governo de Mato Grosso, em 2015.
A eleição será a partir das 16hs. O processo será comandado pelo atual presidente, Renan Calheiros, que ontem foi escolhido líder do PMDB, dono da maior bancada. O senador peemedebista Eunício Oliveira (CE) deve ser o nome escolhido pelo partido e conta tem o apoio da maior parte das legendas. Ele é favorito na disputa.
O escolhido comandará o Senado Federal até o fim desta legislatura, que termina em 31 de janeiro de 2018.