O senador Blairo Maggi (PR) defendeu que os estados realizem parcerias com a iniciativa privada, por meio de consórcios rodoviários, para que haja melhor conservação e qualidade na infraestrutura rodoviária nacional. O posicionamento do político mato-grossense foi realizado, hoje, na tribuna do Senado Federal, em aparte durante o discurso do colega de parlamento, Armando Monteiro (PTB-PE).
De acordo com Maggi, a justificativa de que é necessário um fluxo grande de veículos passando pela rodovia para viabilizar o consórcio não se sustenta. “O caixa dessas rodovias – e são rodovias de mil veículos por dia – consegue mantê-las sem nenhum buraco, com faixas pintadas, lixo catado da beira da rodovia, toda ela roçada e com as suas placas em dia. Então, é um alto negócio para quem participa, melhor ainda para a sociedade que usufrui de boas estradas, com segurança”, discursou.
Devido ao problema de logística, principalmente em Mato Grosso, o senador acredita que esta seria a principal saída para outros estados com o mesmo problema. “Lá em Mato Grosso, fizemos os consórcios rodoviários com os produtores. São rodovias estaduais de baixo tráfego e os produtores de soja, de algodão, de milho, de madeira e de pecuária colocaram 50% do custo da estrada, enquanto o governo deu os outros 50% para eles construírem a estrada. E, em contrapartida, nós demos aos produtores, àqueles sócios – vamos chamar assim – da rodovia, o direito deles explorarem o pedágio durante 30 anos”, citou como exemplo.