A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) confirmou, agora há pouco, em sua página pessoal em uma rede social, que o senador mato-grossense Blairo Maggi assinará a ficha de filiação no Partido Progressista, esta tarde. Maggi deixa o Partido da República (PR) para ingressar no PP com o aval do presidente nacional desta legenda, o também senador Ciro Nogueira.
A troca de partido por parte do político mato-grossense já era esperada. No início do ano, Maggi chegou a entregar sua carta de desfiliação do PR e disse que ingressaria no PMDB, do vice-presidente Michel Temer. No entanto, como o Congresso Nacional não havia aprovado ainda o projeto permitindo a troca de partido sem o questionamento da fidelidade partidária, ele recuou e decidiu permanecer mais um tempo no PR.
O anúncio da ida de Maggi para o PP surgiu no mesmo momento em que ele foi convidado e aceitou ser ministro da Agricultura do futuro governo Michel Temer. Com o impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT), o vice assumirá o governo e Maggi ocupará o cargo de ministro, fato que recusou por duas vezes durante as gestões Lula e da própria Dilma.