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Senador cobra licenças de Ibama e Funai para ‘desentravar’ obras em rodovias em MT

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 Obras rodoviárias federais em Mato Grosso estão ‘travadas’ por falta de licenças ambientais. São os casos das BRs-158 e 242, no Norte e no Araguaia. Ontem, o senador  Wellington Fagundes (PR) se reuniu com a diretoria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) para cobrar agilidade nos encaminhamentos das documentações. “Na situação em que estamos, não podemos ficar reféns da burocracia”.

Ele também integrou o grupo de parlamentares a bancada federal em duas reuniões no Ministério dos Transportes, acompanhando o governador Pedro Taques e o Fórum Pró-Ferrovia, para tratar da extensão dos trilhos da Ferronorte no Estado. “Foram reuniões altamente produtivas e que esperamos resultados que vão contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento do Estado. Mato Grosso precisa muito ter suas estradas pavimentadas” – avaliou o senador republicano.

Na Funai, Wellington Fagundes se reuniu com o presidente interino, Franklimberg Ribeiro de Freitas, e cobrou o envio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) da documentação de anuência para asfaltamento da rodovia BR-158 com o novo traçado,  contornando a Reserva Marawaitsede. Atualmente, a rodovia corta toda a reserva indígena.

O trecho que corta a reserva, recentemente, ficou interditado por 5 dias em função da queda de uma ponte de madeira. O transbordamento do rio por causa das fortes chuvas causou avarias na estrutura. A queda foi decorrente da passagem de uma carreta carregada de soja. O reparo foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em conjunto com o Exército Brasileiro,  com a colocação de uma ponte metálica.

O documento da Funai é o ato determinante para o Ibama liberar a licença ambiental necessária ao início da obra. Fagundes lembrou que a conclusão desta rodovia está parada há mais de 6 anos. A área que foi alvo de disputa tem uma extensão de mais de 165 mil hectares. Os índios xavantes ocupam a área Marãiwatsédé desde a década de 1960.

Com o Ibama, Wellington tratou das emissões das licenças ambientais para as obras de construção de oito pontes de concreto na BR-242, entre Nova Ubiratã e Santiago do Norte. A rodovia se encontra pavimentada, faltando apenas as obras das pontes. Ainda sobre essa estrada, o senador republicano pediu agilidade na liberação do licenciamento do trecho de 100 quilômetros, em outro lote, ligando a cidade de Querência.

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