sexta-feira, 13/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Senado ‘empurra’ para agosto sabatina para Pagot assumir DNIT

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado, Marconi Perilo (PSDB-GO), cancelou a sabatina do ex-secretário Luiz Pagot, indicado para assumir a presidência do DNIT -Departamento Nacional de Infra-estrutura-. A sabatina, que tinha sido adiada, semana passada, devido a pedido de vistas do senado Mario Couto (PSDB-PA), deve ficar para agosto. Os senadores Jefferson Peres (PDT-AM) e Couto teriam feito requerimento à comissão com questionamentos sobre o fato de Pagot ter acumulado a função de assessor no Senado (gabinete de Jonas Pinheiro) entre 1995 e 2002 e, no mesmo período, ter sido supervisor de uma empresa do grupo de Blairo, no Amazonas.
Só Notícias manteve contato com o gabinete do senador Jefferson Peres, mas a assessoria informou que “ele viajou ontem para Manaus”.

Mario Couto encaminhou documento a comissão pedindo novamente o cancelamento da sabatina até que sejam esclarecidos os fatos. “A bancada do PSDB, por mim representada neste ato, entende que há evidentes impedimentos à arguição do indicado em razão dos fatos que comprovam a quebra de decoro em sua conduta quando servidor público, além das pendências oriundas desse ilícito quanto ao ressarcimento aos cofres públicos dos valores percebidos indevidamente”, aponta o senador. A informação é do jornalista Ricardo Noblat

O adiamento da sabatina também favorece o atual presidente do DNIT, Mauro Barbosa, que continua no cargo. Ele seria aliado político do senador Marconi Perilo (GO), que preside a comissão que iria sabatinar Pagot.

Desde a semana passada, ele, o governador Blairo Maggi e parlamentares de Mato Grosso estavam trabalhando em busca de apoio de senadores para que fosse aprovado. Pagot enfrenta implacável oposição do PSDB no Senado que lhe ataca pelo acúmulo de funções. Pagot passou a ficar desgastado, embora reafirma com veemência que não cometeu irregularidades e que declarou os dois rendimentos ao Imposto de Renda.
Alguns senadores chegaram a defender que Pagot devolva os R$ 428 mil que recebeu neste período.

Hoje de manhã, Pagot ficou surpreso ao chegar ao Senado e ser informado do cancelamento da sabatina. Sem este procedimento, ele não pode assumir o cargo, mesmo sendo indicado pelo presidente Lula.

(Atualizada às 08:41hs)

Leia mais
Sabatina é hoje mas Senado pode aprovar Pagot para DNIT só após o recesso

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE