PUBLICIDADE

Senado debaterá criação de novo hospital universitário em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Senado debaterá o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondonópolis. O objetivo é oferecer serviços de assistência à saúde da população e proporcionar aos estudantes da área da saúde estágios, pesquisa e extensão universitária.

O projeto de lei foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PL). “Devemos ressaltar que a UFR está localizada estrategicamente na região sudeste mato-grossense, que compreende uma população de 570.000 habitantes segundo dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região abrange também os estados circunvizinhos (Goiás e Mato Grosso do Sul), com localização estratégica que reforça a importância da formação de profissionais de saúde de excelência”, disse o parlamentar.

Segundo ele, além de fortalecer a capacidade assistencial do SUS no Estado de Mato Grosso, a criação do hospital contribuirá para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento de práticas inovadoras, alinhadas aos princípios da saúde pública. “Dentro do contexto de um Hospital Universitário, criam-se melhores condições para a teoria e prática de profissionais competentes, habilidosos e mais bem preparados para as situações cotidianas de trabalho”, destacou.

Atualmente, na área da saúde, a universidade abriga os cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Psicologia, além de cursos de pós-graduação, incluindo a modalidade de Residência Multiprofissional, Mestrado Interinstitucional em Clínica Médica em parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP), Mestrado Profissional em Saúde da Família e Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde. O projeto ainda aguarda distribuição para as comissões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE