Os senadores que fazem parte da Comissão de Assuntos Econômicos aprovaram, esta manhã, autorização para o governo de Mato Grosso obter empréstimo internacional de US$ 100 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para financiar parte do Projeto Aprendizagem em Foco Mato Grosso, que busca promover entre os jovens um maior nível de aprendizagem e a conclusão dos estudos na idade certa. O projeto será analisado, dentro de poucos dias, em plenário, juntamente com o requerimento de urgência também aprovado na comissão.
O pedido de Mato Grosso foi apresentado pela presidência da República ao Senado, teve aval do relator, senador Jayme Campos (União) que constatou, no projeto, o objetivo de reduzir taxas de abandono escolar e fortalecer a gestão escolar, entre outros pontos. “É melhorar as práticas de ensino, a prontidão digital dos professores e os ambientes de aprendizagem das escolas no estado de Mato Grosso”, declarou.
O empréstimo terá o governo federal como garantidor, ou seja, possível responsável por arcar com os pagamentos em caso de inadimplência do Estado. O prazo total deve ser até 294 meses.
Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso avançou 11 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 19º lugar para a 8ª posição e teve o 2º maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021. Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6. A melhora, de 0,6 no índice, fica atrás apenas do desempenho da rede pública do Pará, que aumentou o índice em 1,3.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.