Uma boa notícia para a economia das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso. O Senado Federal aprovou, esta noite, em plenário, o projeto de lei alterando a estrutura ferroviária do Brasil e Lucas do Rio Verde ganhará um ramal da ferrovia que receberá soja, arroz, milho, algodão e madeira de Lucas, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, dentre outras cidades, para serem levados nos trens até o porto em Ilhéus (BA) e serem exportados.
O relator do projeto, senador rondoniense Valdir Raupp (PMDB), fez as alterações
para proporcionar nova configuração para a ligação com o oceano pacífico. O trecho comum da ferrovia partirá da fronteira com o Peru e passará pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco (AC), Vilhena (RO) e Lucas do Rio Verde, onde sofreria uma bifurcação: uma rota se incorporaria à EF-334, rumo ao porto de Ilhéus. Outra, continuaria em direção ao litoral norte do estado do Rio de Janeiro. O trajeto da ferrovia que passará pelo Norte de Mato Grosso ainda pode ter mudanças e só sairá do papel após ser aprovado pelo Ministério dos Transportes. É uma obra que não deve ficar pronta em menos de 5 anos. Ainda não foi mencionado quantos milhões de Reais devem ser investidos.
Conforme Só Notícias já informou, o ramal para ferrovia no Nortão foi cobrado, ano passado, no Senado, por prefeitos, deputados federais e demais lideranças para escoar a produção agrícola e madeireira com frete menor em relação às rotas terrestres usadas atualmente – portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Uma das “rotas” que as lideranças defendem é de 900 km de extensão para dar acesso ao porto de Itaqui, em São Luiz (Maranhão).
Ainda hoje à noite, os senadores aprovaram, em plenário, a transformação em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, à qual transfere a administração de algumas ferrovias. A proposta também encerra o processo de liquidação e extingue a Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot).