O plenário do Senado acaba de aprovar o projeto de resolução 84, que autoriza o governo de Mato Grosso a contratar empréstimo de US$ 250 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para quitar outro empréstimo, com o Bank Of América (feito em 2012), cuja parcela de R$ 140 milhões vence nos próximos dias e o Estado não tem caixa para quitá-la. Com o novo empréstimo, o governo passa a ter mais fôlego para equilibrar as finanças.
Agora, a matéria vai a promulgação. O governador Mauro Mendes e o senador Jayme Campos estão articulando, desde segunda-feira, com os senadores, votos para aprovar o projeto, que hoje teve aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos e foi ao plenário em regime de urgência. Foram diversas etapas que o governo estadual teve que vencer e a última delas foi a aprovação no Senado. Há poucos dias, o governo federal após meses de negociação, concluiu que o Estado tem capacidade de fazer o empréstimo e deu a garantia.
Jayme agradeceu a aprovação da contratação de crédito, destacou a rapidez da tramitação do projeto e disse que o empréstimo é extremamente importante para seu estado. A senadora Juíza Selma (PSL-MT) apontou que o empréstimo pode ajudar Mato Grosso a sair da crise
De acordo com a Agência Senado, o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), destacou questões técnicas do empréstimo e disse que a situação financeira e orçamentária de Mato Grosso é compatível com o contrato pretendido.
“Quero agradecer a todos que trabalharam neste projeto e muito a nossa bancada federal, aos senadores que ajudaram, Jayme foi um gigante, senadora Selma também ajudou, Wellington ligou pedindo apoio (demais senadores) para que pudéssemos dar esse passo importante rumo ao equilíbrio fiscal do Estado. Temos muito trabalho pela frente. E até sexta-feira, se Deus quiser, assinar o contrato (novo empréstimo) e aí bola para frente e consertar Mato Grosso”.