Um técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente segue hoje à Marcelândia para acompanhar e orientar no trabalho de escolha de uma área para destinação dos resíduos (biomassa) como é chamado o pó de serragem, oriundo das madeireiras locais e nos processos de licenciamento ambiental. Ontem, durante reunião com superintendentes, onde foram definidas ações em várias áreas em especial em relação ao Licenciamento Ambiental de empreendimentos e a destinação dos resíduos, o secretário Alexander Maia voltou a pedir o empenho de toda a secretaria nos trabalhos de reconstrução da cidade.
O secretário-adjunto de Mudanças Climáticas, Julio Bachega, explicou que os técnicos da Sema e da Unidade Regional de Sinop, estão sendo orientados no sentido de que sejam priorizadas as análises dos processos de licenciamento do município. "Estaremos acompanhando a tramitação desses processos na Sema e, dentro da legalidade, liberando prioritariamente os licenciamentos para que haja o retorno mais breve possível, das atividades econômicas no município", disse ele. Segundo um levantamento preliminar da Sema existe aproximadamente 77 processos em tramitação de Licenciamento Ambiental Único (LAU) e 45 de Manejo Florestal (para extrair árvores e serem industrializadas).
A parte urbana da cidade não chegou a ser afetada pelo incêndio que destruiu 80% das madeireiras e deixou famílias desabrigadas. Uma das ações prioritárias nesse momento é a retirada dos resíduos de madeira das proximidades da área urbana. Segundo cálculos iniciais cerca de 1 a 2 milhões de metros cúbicos de resíduos de madeira estão depositados nas áreas onde estavam localizadas as madeireiras, próxima ao núcleo urbano. Esses resíduos foram depositados pelas madeiras, em atividade ou não, ao longo dos anos. Os técnicos da Sema estudam a forma mais segura de destinação desses resíduos.