PUBLICIDADE

SEMA diz que Lagoa Azul será reaberta ainda na gestão de Mauro Mendes

PUBLICIDADE
Gazeta Digital (foto: divulgação/arquivo)

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, garantiu que até o final de 2026, quando a gestão do governador Mauro Mendes (União) se encerrar, a gruta da Lagoa Azul, em Nobres (146 km de Cuiabá), será reaberta para visitação. Atualmente o espaço está interditado e visitas são proibidas.

Durante evento realizado nesta semana, Lazaretti assegurou que o prazo para que obras sejam executadas e viabilizar a visitação no espaço estão previstas para o fim do próximo ano. A titular detalha que serão feitas concessões para abertura de lanchonetes, restaurante e garante que o espaço ficará “tão bonito quanto Bonito”, em referência a cidade turística semelhante localizado em Mato Grosso do Sul.

“O projeto do Estado de Mato Grosso é executar obras que permitam a visitação ordenada do local e existe uma proibição de uso exatamente pelos riscos que impõe a segurança daqueles que forem visitar. Então, hoje, a Lagoa está interditada. Nós estamos na fase final de aprovação do projeto para início das obras e vai ficar lindíssimo, muito mais bonito que Bonito”. “Nós queremos que até o final de 2026 a obra e a concessão estejam concluídas”, destacou.

Embora não tenha detalhado de forma mais aprofundada as intervenções que serão feitas no espaço, a secretária destacou priorização da acessibilidade ao ambiente, visando a contemplação de forma controlada e regular. 

Proibidas há mais de 20 anos, as visitas à Gruta da Lagoa Azul, no parque Gruta Azul, ainda ocorrem de forma ilegal. Guias de turismo clandestinos e turistas não respeitam a determinação e invadem o local frequentemente. A maioria alega desconhecer a proibição de acesso espaço.

Ainda este mês, um grupo de 6 turistas e um guia foram detidos por invadirem a área para banho. Segundo a Polícia Militar, R$ 200 por pessoa era cobrado para realizar o passeio.

Ambientalistas e pesquisadores apontam que a visitação irregular causa danos ao espaço como mudança de coloração das águas e até riscos a espécies nativas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem mais de 200 alvarás para novas obras emitidos; unifamiliar lidera

A secretaria de Planejamento Urbano e Habitação confirmou que...

Trabalhador morre ao ser esmagado por elevador de carga em Nova Mutum

Gerson Daniel dos Santos Cardoso, de 26 anos, foi...

Trailer de lanches pega fogo em Sorriso

O incêndio em um trailer ocorreu, ontem à noite,...

Sinop: moradores avistam sucuri-verde em vala de escoamento e especialista alerta; assista

Moradores da avenida São Francisco, nos bairros Residencial Buritis...
PUBLICIDADE