A Secretaria Estadual de Meio Ambiente acaba de revogar a portaria estadual que proibia as indústrias madeireiras de extraírem, das florestas, as espécies de cedro, itaúba, garapeira, jatobá, jequitibá e cerejeira. A decisão foi da secretária Ana Peterline e Mato Grosso deixa de seguir a mesma diretriz do governo federal que definiu a proibição para os Estados da Amazônia.
A SEMA passará a debater o assunto com o setor de base florestal, engenheiros e técnicos. O setor madeireiro expôs ao governo estadual que a medida traria muitos prejuízos para o setor, que é um dos mais importantes da economia mato-grossense.
O deputado federal Nilson Leitão informou, há pouco, que amanhã haverá audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "Vamos buscar convencê-la que esta medida é muito ruim para a economia. Entrei com projeto na Câmara dos Deputados para revogar a portaria 443 e amanhã vamos cobrar explicações técnicas. Não conhecemos o estudo técnico que o governo possa ter se baseado para extrair essas espécies e o setor não pode ser prejudicado dessa forma", disse, ao Só Notícias.
Em instantes, mais detalhes