A secretaria estadual de Meio Ambiente emitiu, hoje, a licença prévia para a construção de todo o trajeto do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, com cerca de 105 km de corredor logístico urbano, considerando o traçado de ida e volta, para transporte de pessoas da região do Vale do Rio Cuiabá.
O superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Valmi Lima, explicou que a licença atesta que o empreendimento é ambientalmente viável e pode seguir para as próximas etapas de licenciamento.
Com 47 paradas previstas, o embarque diário estimado é de 52 mil pessoas. As linhas planejadas ligam a região do Centro Político Administrativo (CPA) e Coxipó, da Capital, com o Terminal André Maggi, em Várzea Grande.
O processo de autorização ambiental é feito de modo trifásico, com a emissão da licença prévia. A próxima etapa é a licença de instalação que permite a construção efetiva do trajeto, e a licença de operação que pode ser concedida com a obra pronta, para o funcionamento efetivo.
A secretaria estadual de Comunicação também informa que contratação da construção do modal foi feita pelo governo de Mato Grosso para atender às necessidades do cidadão que utiliza diariamente o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande após anos de impasse do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que demandaria grande volume financeiro além dos milhões já investidos .