PUBLICIDADE

Sema começa a debater rumos da Piracema-2006/07

PUBLICIDADE

A Piracema 2006/2007 começa a ser debatida em reuniões que estão sendo realizadas no Auditório Pantanal, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Uma das metas é unir o período de proibição de Mato Grosso com o calendário da Piracema de Mato Grosso do Sul (MS). Também estão sendo debatidas novas proibições para os poucos pescadores que receberão autorização para a pesca de subsistência e os tipos de apetrechos que vão entrar na lista das proibições.

Entre os participantes da reunião que começou ontem e termina na tarde desta quarta-feira, estão técnicos do Ibama, da Sema, Polícia Ambiental, representantes e presidentes de Colônias de Pescadores e da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap).

A harmonização da Lei de Pesca referente à Bacia do Alto Paraguai entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também é um dos temas da reunião, segundo a bióloga Edilaíne Theodoro, Coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema.

Outro ponto de discussão é a questão da conscientização, uma das armas que podem ser usadas pelos órgãos ambientais para coibir a pesca predatória nos dois Estados. “Como não podemos colocar um fiscal para cada pescador, principalmente para cada turista, temos que agir com os meios que temos. Um deles é aplicar a lei. Antes, no entanto, vamos que ter apelar para a conscientização de todos, já pensando no futuro, é claro”, destaca Edilaíne.

A bióloga lembra da Piracema do ano passado que começou em dois de novembro de 2005 e foi até o dia 28 de fevereiro deste ano, datas que podem se repetir também na Piracema 2006/2007.

Uma das discussões mais acirradas está em torno dos apetrechos que vão entrar na lista das proibições na Piracema 2006/2007. A maioria quer que os pescadores autorizados a retirar os peixes do rio para alimentação o façam apenas com anzol simples, de linha e mão. As divergências neste sentido são lideradas pelos representantes dos pescadores. As discussões continuam esta tarde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE