A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse que busca R$ 9 milhões de recursos oriundos de ações do poder judiciário para equipar o Estado com veículos, aeronaves e equipamentos de combate ao fogo. O valor pode ser acessado porque, na segunda-feira, o governador Mauro Mendes (DEM) decretou estado de emergência em Mato Grosso em virtude da situação climática atípica que propicia o aumento do número de incêndios, conforme Só Notícias já informou.
“Estamos trabalhando para acessar recursos que estão no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal) e justificando com o nosso planejamento, dessa situação atípica climática que impede o Estado de agir para minimizar o efeito das queimadas, e para que a gente possa fazer essas aquisições no tempo que a gente precisa”, explicou a secretária logo após dar explicações sobre a situação na Assembleia Legislativa.
Mauren não deu prazo para ter acesso aos recursos. Ela explicou que Procuradoria Geral de Mato Grosso trabalha junto com o Ministério Público Federal para agilizar a transferência dos recursos para o Estado.
A secretária reforçou a necessidade do decreto de emergência lembrando que existem lugares em Mato Grosso sem chuva há 421 dias e que registram umidade do ar entre 7% e 20%, o que facilita a propagação do fogo.