O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu um aceno para a pavimentação da BR-242, no trecho entre Santiago do Norte e Querência, em Mato Grosso. Sem prometer realizar o trabalho, ele disse, pelas redes sociais, que se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, e com o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos, Adalberto Vasconcelos, para abordar o tema.
Bolsonaro falou sobre a conclusão do traçado da rodovia e acrescentou que pretende acelerar a construção da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), de Campinorte, em Goiás, até Lucas do Rio Verde, que está em estudos para ser concedida à iniciativa privada, o que inclui a responsabilidade pela obra.
A BR-242 é uma rodovia transversal, que liga São Roque do Paraguaçu, a oeste, na Bahia, até Sorriso, a leste, no Mato Grosso. A maior parte pavimentada está na Bahia, perto da Chapada Diamantina. Ainda existem muitos trechos a serem pavimentados e mesmo a serem construídos, nos estados de Tocantins e Mato Grosso.
O assunto veio à tona na semana passada, quando uma comitiva de prefeitos e vereadores de Mato Grosso foi a Brasília para uma audiência com o ministro Santos Cruz com a finalidade de cobrar a continuidade da obra, parada em Santiago do Norte, na Fazenda Macuco.