A Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo de escolha do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública para o biênio (2017/2019) deferiu seis registros de candidatura. Estão aptos à disputa Auremacio José Tenório de Carvalho, Camila Scipioni, Cristiano Nogueira Peres Preza, Flavia Silva de Oliveira, Lucio Andrade Hilário do Nascimento e Valmir Molina. Outros quatro candidatos tiveram o pedido de registro indeferido pela comissão, mas ainda cabe recurso.
Além disso, foram deferidas as inscrições de 50 entidades da sociedade civil que indicaram representantes para exercer direito de voto na formação da lista tríplice para escolha do novo Ouvidor. A votação para formação da lista tríplice pela sociedade civil será em 29 deste mês, na sede administrativa da Defensoria. Ainda como parte do processo, em 24 de novembro, das 8h às 12h, a instituição realizará audiência pública para exposição e debate sobre a Ouvidoria-Geral e seu papel institucional, bem como apresentação e defesa das candidaturas.
Já no dia 2 de dezembro, em sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria, será realizada a sabatina dos candidatos indicados e a escolha do novo Ouvidor-Geral. A nomeação, entretanto, cabe ao Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, que tem cinco dias para oficializar a decisão. A posse será em dois de janeiro.