Os deputados estaduais reeleitos Antônio Azambuja (PP) e João Malheiros (PR) e a deputada estadual eleita Teté Bezerra (PMDB), respectivamente, secretários de Estado de Esportes e Lazer, de Cultura e de Turismo, deverão ser exonerados até o dia 31 de janeiro pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para tomar posse de seus mandatos no parlamento estadual. Este procedimento é necessário para que todos os deputados estaduais eleitos e reeleitos possam participar da eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012.
Todos os deputados estaduais diplomados devem participam da solenidade, inclusive os confirmados como membros do staff do Executivo estadual como é o caso dos três citados. Após a posse e eleição da mesa, eles deverão pedir licença do mandato junto a nova direção da Assembleia Legislativa para voltar a assumir os cargos na administração estadual.
No lugar os afastados do parlamento estadual assumirão Luizinho Magalhães (PP), Emanuel Pinheiro (PR) e Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PR). De acordo com informações da assessoria de imprensa da AL, no final de 2010, Azambuja e Malheiros apresentaram à mesa diretora requerimentos solicitando a licença para ocupar os cargos de secretários estaduais. Em função do recesso, os pedidos não foram votados. Eles serão ratificados por um “ad referendum”, em plenário.