Os secretários estaduais de Educação do país se reuniram, em Cuiabá, e reforçaram a articulação para políticas públicas que integrem tecnologia e educação nas salas de aula, durante encerramento, hoje, da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) discutindo o futuro da tecnologia na educação básica e as estratégias de boas práticas nas salas de aula. O primeiro encontro ocorreu em outubro, no Paraná.
O objetivo do evento, que reuniu profissionais de tecnologia das redes estaduais dos 26 Estados e Distrito Federal, foi discutir e formular ações relacionadas às competências digitais na educação. As oficinas temáticas realizadas no último dia abordaram temas de infraestrutura, competências digitais e gestão de tecnologias.
Os representantes dos grupos compartilharam os principais pontos discutidos e fortaleceram o compromisso com a implementação de ações estratégicas para integrar tecnologia e educação.
O secretário de Estado de Educação do Paraná e líder do grupo de trabalho, Roni Miranda Vieira, apontou que o grupo do Consed mapeia quais são as demandas de cada estado em relação à inovação e tecnologias. “Em breve, teremos um planejamento estratégico para ser colocado em ação”, disse. “Tudo o que estamos fazendo para modernizar o sistema de ensino, do pedagógico à gestão escolar, vai refletir em sala de aula com uma aprendizagem diferente”, completou.
Para o secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, um dos pontos centrais do encontro entre os estados é a troca de boas práticas relacionadas aos pilares conectividade, sistemas e competências digitais. “Queremos que o exemplo de Mato Grosso seja levado e aplicado nos demais estados, afinal, é esse o objetivo do grupo trabalho”, completou Alan, através da assessoria.
Em Mato Grosso, 85% das escolas dispõe de sinal WIFI em salas de aula. Todos os professores da rede estadual contam com notebook, e os estudantes têm à disposição Chromebooks, além das plataformas de Matemática e Línguas Portuguesa e Inglesa.