O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, contestou as informações do levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, divulgada ontem. Segundo ele, pela planilha do governo do Estado, as obras do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, estarão pronta até o final de 2013.
Pelo cronograma, as obras de adequações não ficariam prontas para a Copa das Confederações, mas dentro do projeto para a realização da Copa do Mundo, explicou o secretário em entrevista a rádio CBN Cuiabá. Vuolo disse que até setembro o projeto básico estará pronto. Após isto, ele acredita que até novembro a licitação seja lançada. Em janeiro, após todos os prazos de recursos e trâmites legais, a empresa vencedora estará escolhida. E em março, o governo concede a ordem de serviço para executar a obra com término em 2013.
As declarações de Vuolo é uma resposta para amenizar as informações do levantamento do Ipea que aponta que nenhuma das obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento.
De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.