“Não existe essa possibilidade de eu pedir minha demissão. Isso foi levantado por intrigas de algumas pessoas”. A afirmação é do secretário de Planejamento e Finanças de Sorriso, Marcos Folador. Ele concedeu entrevista coletiva, agora há pouco, rebatendo as críticas feitas por alguns vereadores de Sorriso quanto ao pedido de prorrogação do IPTU, com desconto de 30%, que venceu no último dia 11, que teria sido ignorado pelo secretário.
Folador justificou que o requerimento não foi enderaçado a ele e sim ao prefeito municipal, Dilceu Rossato, que juntamente com o vice-prefeito e os vereadores decidiram pela não prorrogação. “Não seria justo para aquelas pessoas que pagaram o imposto em dia, muitos até arrumaram dinheiro emprestado para pagar em cota única e receber o desconto de 30%. Esses iriam se sentir desprestigiados. Temos que priorizar sempre os bons pagadores e não os inadimplentes”, afirmou.
Outra dificuldade levada em conta pelo prefeito para não prorrogar o pagamento, segundo Folador, é que os carnês são impressos com código de barras e em caso de prorrogação da data, teriam que ser reimpressos. “Isso geraria mais despesas com papel, dificuldade na entrega e tudo o mais”, explicou.
Quanto à crítica dos vereadores de que ficaram muitos carnês sem serem entregues, o secretário ressaltou que foram emitidos 21 mil carnês, dos quais 9 mil são de terrenos baldios. “Depois de anunciar em rádio e televisão há cerca de um mês, de fazer mutirões no bairros para entregar os carnês, sobraram cerca de 2 mil carnês, a maioria de terrenos baldios. Então considero que a maioria foi entregue. E desde o dia 11 de abril, não recebemos reclamações na tributação de pessoas que perderam o prazo para pagar com desconto por não ter recebido o carnê em dia”, frisou.
Os vereadores deverão ter audiência, nesta quarta-feira, com o prefeito Dilceu Rossato (PPS) e requerer que seja prorrogado até o dia 4 de maio o prazo para os sorrisenses pagarem o IPTU com 30% de desconto. Logo após o término da coletiva, o prefeito Rossato foi conversar com os jornalistas e garantiu que Folador permanecerá no cargo.