O novo secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, participará de várias reuniões de trabalho, esta semana. Ao mesmo tempo, irá conhecer as atividades nas áreas da Saúde Pública e da Gestão Estadual. Todavia, em uma de suas primeiras análises sobre o setor, Mauri disse que priorizará a Gestão de Medicamentos de Alto Custo na normalização dos estoques e dar aos usuários, que se servem deste serviço, mais acessibilidade e tranquilidade.
Quanto ao novo modelo de gestão onde o Estado adotou parceria com Organização Social de Saúde (OSS) disse que “o modelo veio para ficar como disse o governador. Vamos melhorar os mecanismos de fiscalização. Foi uma conquista para a Saúde Pública que melhorou e muito a Assistência Médico Hospitalar. Tais parcerias possibilitam o emprego da tecnologia nesta área da assistência, o emprego da eficiência que a Gestão do SUS necessita. Vamos estar bem próximos dos nossos parceiros”, disse ele, por meio da assessoria.
Mauri destacou ainda a necessidade de incentivar a proximidade dos gestores municipais com a Gestão Estadual. “Temos que resolver e priorizar os repasses aos municípios, com planejamento, compromisso e dedicação”.
Para o secretário, os serviços que tem rendido bons resultados à população, quer seja nas unidades de saúde descentralizadas ou até mesmo nos de atenção secundária, vão ganhar reforço na condução da gestão no favorecimento da melhoria nos resultados como no MT-Hemocentro, Cridac, Cermac, MT-Laboratório, Ceope, Adauto Botelho e suas unidades agregadas. “Além de nos preocupar em melhorar a atenção terciária e secundária, é importante destacar a nossa preocupação com os cuidados do nível de Atenção Primária a Saúde. Vamos trabalhar no enfrentamento as endemias, com foco para a Dengue. O nosso objetivo é trabalhar por um sistema público de saúde mais presente e resolutivo na vida do cidadão mato-grossense”.