O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, informou que o governo do Estado deve regularizar até o fim do ano os repasses ao Poder Legislativo estadual. Ele reconheceu o atraso, apontado em reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, esta semana, mas lembrou que o tratamento responsável das contas e dos repasses é uma prioridade da gestão do governador Pedro Taques desde que assumiu o governo e encontrou um cenário de desequilíbrio nas contas públicas.
Paulo Taques ressaltou as medidas de austeridade adotadas pela administração como a regularização dos repasses aos municípios, os cortes de gastos nas secretarias, a diminuição de quase dois mil cargos comissionados e a revisão dos contratos firmados pela gestão passada. As ações já apresentam resultados positivos.
Na saúde, por exemplo, já foram assinados seis convênios com consórcios e um hospital referência, estratégia adotada para interiorizar os atendimentos. A previsão é que o Estado repasse cerca de R$ 112 milhões durante todo o período de vigência dos acordos firmados. Na segurança pública foram chamados 3.490 homens para integrar as forças. Em agosto deste ano, 1.062 novos policiais começaram a trabalhar nas ruas. São ações que, segundo o secretário, não foram feitas nas administrações anteriores inteiras.
“Este é um governo sério e que tem ciência dos compromissos a serem cumpridos. Diferentemente de outras gestões, nas quais os atrasos de repasses eram rotina e os questionamentos se mostravam bastante tímidos, nós pretendemos regularizar os repasses da Assembleia, conforme previsão legal, até o fim deste ano”.
Paulo Taques também ressaltou que o Executivo honra a folha de pagamentos de aposentados do Legislativo, por meio de acordo celebrado entre ambos os Poderes. Para efetuar os pagamentos, o Estado destina R$ 70 milhões anualmente.
Além disso, o chefe da Casa Civil reiterou o compromisso do Governo em manter o diálogo sempre aberto com os deputados. “Nossos secretários nunca se furtaram de receber e dialogar com o Parlamento. Em todas as oportunidades, os representantes do Governo do Estado estiveram à disposição da Casa Legislativa para auxiliar com todas as informações necessárias”, concluiu o secretário.