O secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes, confirmou a abertura do Hospital Municipal de Sinop para o mês de agosto deste ano. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) que esteve reunido, na semana passada, com o gestor estadual da pasta. A gestão da unidade médica, que era de responsabilidade do município e foi repassada para o Estado, será feita por meio de Organização Social de Saúde (OSS). O parlamentar disse que o edital para a escolha da gerenciadora será lançado na segunda-feira (13).
Inaugurado desde o final de 2008, a população espera que o início dos atendimentos. Em campanaha, o atual prefeito, Juarez Costa, atacou a gestão anterior e disse que colocaria o hospital para funcionar em 6 meses. 3 anos depois, o hospital continua fechado.
É esperada a aquisição de equipamentos para poder entrar em funcionamento. No ano passado, o governo federal prometeu liberar cerca de R$ 10 milhões para a compra dos equipamentos, mas o assunto estava ficando apenas na promessa. Até que no final do ano passado o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a liberação do dinheiro. Agora o Estado está responsável por fazer também a licitação para a compra dos equipamentos médicos, além da escolha da OSS.
Assim que for aberto, o hospital sinopense passará a ser referência regional em atendimentos de média e alta complexidade. O local terá 74 leitos, com dez Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para adultos e outras dez para UTIs pediátricas. A previsão de atendimento, de acordo com informações do secretário, é de 445 internações mensais.