PUBLICIDADE

Secretário faz palestra para prefeitos e apresenta perspectivas futuras para MT

PUBLICIDADE

Na palestra "Cenários Futuros de Mato Grosso", o secretário-adjunto de Comunicação Social de Mato Grosso (Secom-MT), Onofre Ribeiro, salientou nesta manhã de terça-feira (1º de junho) do Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, que os prefeitos mato-grossenses precisam planejar o futuro para que não sejam atropelados com as mudanças. Mineiro radicado em Mato Grosso há 34 anos, Onofre Ribeiro contou que passou por uma série de mudanças desde então no Estado, mas não como a dos últimos anos. Em sua participação, apresentou um cronograma dos que está acontecendo e o que vai acontecer para que Mato Grosso se transforme no futuro num estado produtor de alimentos e recursos naturais para o Brasil e o mundo.

Conforme análise do palestrante, que considerou o MT+20, programa de planejamento do Governo do Estado, Mato Grosso não será em 2025 um Estado populoso e a população terá uma vida financeira boa, mas continuará importando profissionais capacitados de fora se não tomarem alguma providência.

"Nossa educação de nível superior e técnica não entenderam que o futuro é técnico, do técnico de segundo grau e do tecnólogo", ressaltou o secretário da Secom ao argumentar que estes seriam os novos mato-grossenses. Onofre Ribeiro acrescentou que os gestores devem se preparar e buscar alternativas para os problemas que começam a surgir. Também nos próximos 15 anos o consumidor local terá um outro perfil, de boa renda e globalizado.

O mercado consumidor dos produtos mato-grossenses que até pouco tempo era dominado pela Europa ganha novos mercados, emergentes como a Índia e China. Segundo Onofre, a China já exporta grande quantidade de cimento e minério de ferros, por exemplo. Uma possível crise mundial de alimentos e energia, que não deve afetar Mato Grosso, aparece como oportunidade econômica no futuro.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE