Com 14 PSF’s (Programas da Saúde da Família) em funcionamento, e uma equipe médica formada por 32 médicos, 19 dentistas, 93 agentes comunitários de saúde, além de enfermeiros e corpo administrativo, a estrutura da Secretaria de Saúde de Sorriso é considerada ‘razoavelmente boa’ pelo secretário Elso Rodrigues.
“Toda a rede é distribuída de forma que possa contemplar toda a população. No interior, temos atendimentos nos distritos de Caravágio, Primavera e no Boa Esperança, e procuramos suprir esses locais, devido as distâncias, com ambulâncias e profissionais para que eles terem atendimentos”, disse, ao Só Notícias.
O secretário também destacou os avanços obtidos na saúde pública no município, sendo um dos pontos ressaltados a redução nos casos de dengue. Segundo ele, no ano passado aproximadamente 700 casos foram notificados em Sorriso. Este ano o número caiu para cerca de 100 notificações, desses, menos de 40 foram confirmados.
“Temos consigo combater a dengue com a ajuda e colaboração da população, de todos os segmentos da população. Temos tido o aval das escolas e outras secretarias na coleta de lixo, limpeza urbana, transporte, educação, fazendo mutirões com escolas, secretarias, diretorias de bairro e todo mundo tem responsabilidade”, enfatizou.
Um novo PSF também está sendo implantado no bairro São José e em breve deve entrar em funcionamento o novo Centro de Atenção Psico-Social (CAPs) no município. “Estamos criando uma forma de auto suprimento de alguns serviços, como o Centro de Testagem e Aconselhamento, de combate a AIDS, e o Centro de Atenção Psico-Social que vai ser modelo para todo o Estado”, concluiu.