O secretário de Saúde, João Batista, participou, esta manhã, da 34º sessão ordinária da Câmara de Vereadores, e fez balanço das ações realizadas até de janeiro até o final de setembro, com foco na mudança do sistema de atendimento, que passou a ser feito com agendamentos. Foram 47 mil pacientes atendidos nas unidades de saúde, sendo, 23 mil no Pronto Atendimento e 26 mil nos PSFs (postos de saúde da família). "Desde que promovemos essa mudança temos registrados avanços significativos, como por exemplo, no Pronto Atendimento o tempo de espera para ser atendido tem sido de 16 minutos, já nos PSFs, o tempo tem sido de 18 minutos, estamos ainda enfrentando alguns problemas, mais a nossa ideia é garantir celeridade no que tange os atendimentos”, disse.
“Temos ainda recebido várias críticas, mais conforme o tempo for passando a comunidade irá se habituando com esse novo sistema e logo logo todos irão perceber que os avanços neste setor”, concluiu.
No próximo mês, o município deve inaugurar um novo PSF, situado na avenida dos Beija Flores, região central da cidade, e para o próximo ano mais dois PSFs devem entrar em funcionamento, um no bairro Flor do Serrado, cujo a obra esta em fase de conclusão e no bairro Beija Flor, também com as obras de construção em fase de termino.
Atualmente Mutum tem 7 PSFs, Pronto Atendimento e o hospital que é administrado pela Fundação São Camilo.