sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretário detalha em Sinop financiamentos para agricultura familiar

PUBLICIDADE

O secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Adoniran Sanches Peraci, apresentou hoje, em Sinop, as linhas de crédito do Governo Federal e como o produtor pode obtê-las.  Atualmente, um dos maiores entraves do crédito rural estaria ligado aos problemas de garantias reais por parte dos agricultores para os bancos e instituições financeiras. “Vai do Estado e das prefeituras serem criativos e buscarem mecanismos de aval e darem suporte para os pequenos produtores. Não adianta batermos cabeça indo atrás de soluções e crédito, se as informações de como alcançá-lo não chega a ponta e os produtores não sabem como fazer em todos os sentidos. É preciso ficar atento, pois crédito sem assistência técnica, pode se transformar em dívida”, disse.

Uma das dificuldades para os agricultores conseguirem crédito está ligada a regularização ambiental de suas propriedades. Há também uma linha de financiamento, através do programa MT Regional, para que se regularizem e tenham acesso ao crédito. 

A importância da agricultura familiar na geração de emprego e renda foi destacada pelo secretário-adjunto de Agricultura Familiar da secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco da Silva, que adiantou que os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado estão em pleno andamento, mas que ainda falta um pouco de iniciativa por parte dos produtores, no que diz respeito a parte de projetos.

A agricultura familiar responde por cerca de 40% da produção agrícola. Cerca de 35% dos alimentos que compõem a cesta alimentar distribuída pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) originam-se da agricultura familiar. E a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades.  Em Sinop, há cerca de um ano, 70% dos alimentos utilizados na merenda escolar das escolas públicas da cidade são provenientes de pequenas propriedades rurais da região.

Além do secretário nacional participaram do encontro, neste sábado, na Acrinorte, em Sinop, o vice-governador Silval Barbosa, o prefeito Juarez Costa,  deputado Carlos Bezerra, o superintendente da Conab, Ovídio Costa Miranda, o prefeito de Claudia, Wilmar Giachini, o prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito, o prefeito de Marcelândia, Adalberto Diamante, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antonio Galvan, o presidente da Acrinorte, Fernando Porcel, além de presidentes e representantes de associações de pequenos produtores.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Desembargadores se candidatam para eleição à próxima diretoria do Tribunal de Justiça de MT

Os desembargadores Gilberto Giraldelli (foto) e José Zuquim Nogueira...

Candidatos a vereador e prefeito não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam...

Governador convoca 120 aprovados em concurso para unidades de saúde em Mato Grosso

O governo de Mato Grosso convocou, hoje, 120 profissionais...

Orçamento de Sorriso deve crescer 12% e previsão é de R$ 934 milhões

A secretaria municipal de Finanças informou, hoje, em audiência...
PUBLICIDADE