Em sua segunda visita oficial a Sinop, desde que assumiu a pasta, o secretário de Educação, Ságuas Moraes, percorreu as 10 escolas da rede, ouvindo, de diretores e demais lideranças, as principais carências e pedidos de melhorias.
“Estamos vendo as condições de cada unidade, conversando com os profissionais de educação, conselhos deliberativos, saber a demanda, o que mais será necessário. Naquelas onde tiveram reformas parciais, o que está faltando para concluir. Em escolas que estão passando por reformas gerais, se teremos que fazer aditivo de valor no contrato, ou modificação não contemplada no projeto”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.
Em duas instituições – Nossa Senhora da Glória e Enio Pipino -, que passam por reformas gerais, as aulas são realizadas em espaços improvisados nas quadras de esportes. O secretário reconheceu que a qualidade do ensino é afetada, mas que não encontraram outro meio para garantir a reforma. “Em Sinop você não encontra nenhuma sala para locação, quanto mais 10 a 20. Isto é transitório”, lembrou.
Ainda, conforme Moraes, estima-se que até o final de 2009 outras instituições recebam novos investimentos. “Acredito que ainda este ano faremos intervenções em outras unidades de Sinop. Temos a Rosa dos Ventos, a Pissinati, que segundo a Assessoria Pedagógica, estão em piores estados de conservação”, salientou.
Ságuas Moraes lembrou ainda que os investimentos deverão ser realizados de acordo com a prioridade. “Em algumas teremos intervenção imediata”, acrescentou.
Os deputados Dilceu Dal Bosco, Ademir Bruneto e Juarez Costa acompanharam as visitas. “Além da impressão visual, o secretário leva reclamações de diretores, alunos, e cobrando melhorias nas escolas. Acredito que Sinop deva ganhar ainda este ano reformas em outras instituições”, disse Juarez.