O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, participa, de hoje até a próxima sexta-feira (2), em Barcelona (Espanha), do segundo Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem. O objetivo, conforme os promotores, é proporcionar um intercâmbio cultural e educacional, incentivando os secretários de Educação dos estados e do Distrito Federal a explorarem novas perspectivas e abordagens para a gestão educacional.
Além disso, busca facilitar a troca de experiências, promovendo um ambiente propício para a discussão de desafios comuns e soluções inovadoras; estimulando a colaboração e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios comuns na área da educação.
Segundo o secretário Alan Porto, ao dialogar com secretários de Educação brasileiros e autoridades internacionais em educação, Mato Grosso tem mais uma chance de explorar novas perspectivas que podem enriquecer a gestão escolar e, consequentemente, impactar positivamente a educação pública. “A troca de experiências é um dos pilares do seminário. Vamos identificar estratégias que funcionam em contextos diversos e adaptá-las à realidade de nossas escolas. Por isso defendo que a educação seja sempre um processo colaborativo, onde todos nós, gestores, educadores e alunos, aprendemos uns com os outros”, completa.
Entre os painéis, estarão temas como: desafios da educação no contexto internacional; avaliação para melhoria da aprendizagem; formação de gestores escolares; microgestão pedagógica e educação profissional, empreendedorismo e inovação.
O grupo de palestrantes e mediadores inclui autoridades como David Plank (Stanford University), Mónica Gomariz e Tamara Díaz (OEI), Andressa Buss e Jaana Nogueira (FGV DGPE), Manuel Palacios (INEP), Zara Figueiredo e Kátia Helena Serafina Cruz (MEC), Wang Yan (Beijing Foreign Studies University), entre outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.