A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados promove hoje audiência pública para debater projeto de lei que cria a Redução Certificada de Emissões do Desmatamento e da Degradação. As discussões começam às 15h30. A proposta remunera com créditos de carbono proprietários rurais que evitarem o desmatamento.
Foram convidados o secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Torres Maia, o secretário do Meio Ambiente do Acre, Eufran Ferreira do Amaral, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Cristina D`Ávila Ferreira, o diretor-presidente da Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), Virgílio Vianna, e a diretora do Ministério do Meio Ambiente, Thaís Juvenal.
Mato Grosso passou a defender, há cerca de 2 anos, através do ex-governador Blairo Maggi, que agricultores recebam compesação financeira para manterem em pé as áreas ambientais que têm direito a derrubá-las para plantar soja, milho, arroz, algodão e outros produtos. Blairo já detalhou seu projeto para ONGs internacionais e organismos governamentais no exterior.